quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saude

   Os hamsters são animais extremamente robustos, e raramente apresentam algum tipo de enfermidade. Contudo, quando submetidos a uma dieta desequilibrada ou uma habitação precária (sempre a prevenção fica por conta do dono) o hamster pode vir a apresentar alguma doença - geralmente não muito séria.
Aprenda abaixo como identificar e tratar algumas das doenças que atacam os hamsters com mais freqüência.
Perda de pêlo » Pode acontecer normalmente em alguns período do ano em que o hamster "troca de pele", especialmente durante o verão e o outono. É normal também ocorrer em fêmeas grávidas ou em período de amamentação. Nesses casos, portanto, a perda de pêlo é um processo natural e passageiro, e nada há para se preocupar. Acontece também com hamsters idosos.
Contudo, se a perda de pêlo vier acompanhada de outros sintomas, como perda de peso, letargia, coceira etc., o hamster pode estar doente e deve ser isolado de outros hamsters. Perda de pêlo pode ser sintoma de infecção de pele, alergia, dieta deficiente entre outras doenças. Deve-se buscar auxílio veterinário imediatamente, nesses casos.
Resfriado » Há muito temor infundado de que os hamsters podem transmitir doenças ao ser humano. Muitas vezes, é o contrário que acontece. Por exemplo, o hamster pode pegar uma gripe ou resfriado de humanos. Por isso, se você estiver gripado ou resfriado, evite manusear seu hamster até que você esteja completamente curado.
Os sinais mais comuns de resfriado é o nariz escorrendo e tosse. Em casos mais graves, o hamster pode apresentar perda de peso, letargia, respiração ofegante e se negar a comer e beber.
Se o hamster não apresentar esses sintomas graves, mas apenas tosse e escorrimento nasal, mantenha-o num ambiente aquecido da sua casa (não muito quente), e onde a temperatura seja constante. É importante também mantê-lo longe de correntes de ar. Dê ao hamster uma mistura morna de água, leite e mel para ajudar e acelerar a recuperação dele.
Caso seu hamster apresente sinais mais graves de resfriado, busque ajuda veterinária imediatamente.
Desnutrição » Não há grandes segredos quando o assunto é alimentar os hamsters. Há no mercado misturas específicas que garantem todas as vitaminas e nutrientes necessários para a manutenção da saúde do hamster.
Contudo, algumas misturas feitas em casa (sem seguir as medidas precisas) ou misturas próprias de outros animais podem trazer problemas.
Os sintomas de desnutrição mais comuns são perda de pêlo, diarréia e letargia. Caso você desconfie de desnutrição no seu hamster, mude a dieta dele para um ração mais implementada e adicione gotas de vitamina na água do animal (veja mais em Hamsters X Vitamina C).
Se o hamster não melhorar ou mesmo piorar dentro de uma ou duas semanas, procure um veterinário.
Alergias » As causas de uma reação alérgica no hamster podem ser diversas. Alguns tipos de madeira, material para o ninho, sujeira ou produto de limpeza da gaiola são alguns exemplos de desencadeadores de alergias. Alguns hamsters podem ter alergia a comidas específicas, mas casos assim são menos comuns.
Um hamster com alergia apresenta sintomas como espirros, respiração ofegante, irritação da pele, perda de pêlo e, ocasionalmente, estômago e pés irritados.
Se você desconfia que seu hamster apresenta alergia, a primeira coisa a fazer é identificar a causa da reação alérgica. Verifique se nada mudou na rotina do hamster: algum brinquedo novo, mudança na dieta, no material do ninho, na sala onde o hamster é mantido etc. Nesse caso, procure estabelecer a causa e removê-la; feito isso, o hamster deve melhorar rapidamente.
Se os sintomas persistirem, busque ajuda veterinária imediatamente.

Hamster Anão Winter-White


Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Essa espécie também é conhecida como hamster siberiano (não confundir com sírio).
A espécie possui a tendência de se tornar branca no inverno, daí seu nome, "winter-white" (que poderia ser traduzido por algo como "branco no inverno"). Como nessa época de ano há menos incidência de raios de luz, a pelagem do hamster pode ficar mais clara ou mesmo completamente branca. Geralmente, as fêmeas não entram no cio durante esse período e, portanto, não há acasalamento.
O hamster anão russo winter-whites é sociável e pode viver em grupos de um único ou Hamster anão winter-white no seu traje invernalde ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos. Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e, embora seja calmo e amigável, pode ocasionalmente mostrar pouca tolerância ao manejo descuidado. Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

Hamster Anão Russo Campbells

 

Originalmente o hamster anão russo campbells habita as estepes e regiões semi-áridas da Ásia Central, assim como as dunas de areia da Mongólia e do nordeste da China.
O hamster anão russo campbells mede de 10 a 12 cm quando adulto e apresenta o corpo ligeiramente roliço. Esses animais tem bolsas nas bochechas para carregar alimentos e apresentam pêlos nos pés. O macho é maior que a fêmea.
Como o hamster chinês, o hamster anão russo campbells é sociável e pode viver em grupos de um único ou de ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos.
Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e pela menor tolerância ao manejo descuidado (isto é, pode morder quando incomodado). Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

                                                                                         biologia

OrdemRodentia
FamíliaCricetidae
GêneroPhodopus
EspécieCampbelli
Tamanho10 a 12 cm
Peso22 a 28 gramas
Período de gestação18 a 21 dias
Média de vida1,5 a 2 anos

Dicas de viagem

 dicas de viagem


  muitas pessoas vao viajar mas nao sabe se seu hamster vai ficar bem sozinho , tenho umas dicas pra quando forem viajar:


viagens curtas:

se for uma viagem de curta duracao (dois ou tres dias) tome alguns cuidados basicos:
deixe disponivel uma boa quantidade de agua em bebedouro tipo mamadeira, deixe tambem disponivel uma boa quantidade de comida seca,se voce nao tiver certeza da quantidade de agua e comida que voce deve deixar, exagere para mais o cunsumo medio de um hamster adulto e de 10 gramas de alimento por dia certifique-se que a gaiola esteja em um lugar seguro, longe de correntes de ar e do sol direto.
   se for possivel, solicite a alguem que passe em sua casa para verificar se esta tudo bem.


  viagens longas


para viagens longas, voce pode levar o hamster com voce ou deixa-lo com alguem se decidir leva-lo[s] com voce:
voce pode transporta-lo na propria gaiola ou em um terrario de plasticos ou de vidro, nao deixe de levar comida e a rodinha
para viagens de carro, retire a agua, oferecendo-a ao hamster 2 vezes em duas horas ou toda vez que o hamster acordar.
 certifique-se que a gaiola esteje em um lugar arejado, protegida do sol e do vento. se voce decidir deixar o hamster coma alguem voce fala os cuidados necessarios



  

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Preços dos acessorios do seu Ham Ham



Hamster Sírio - 10 até 20 reais
Hamster Anão Russo - 10 até 25 reais
Rodinha Silent Splinter - 20 até 30 reais (Pequena, ideal para hamster anão russo)
Rodinha Normal de Plástico - 1 até 2 reais
Rodinha Normal de Gaiola - 2 até 4 reais
Ração de Hamster - 2 até 3 reais
Ração de Hamster 800 gramas - 4 até 6 reais
Comedouro Pequeno - 1 a 2 reais
Comedouro médio - 2 reais até 3 reais
Bebedouro Simples - 2 reais
Bebedouro Bom - 5 até 6 reais
Bebedouro Mr. Pingoo Pet - 10 reais
Bebedouro Mega - 18 até 20 reais (Abastecimento de 1 litro d'água)
Cerragem Normal - 2 reais
Cerragem com pedaços de eucalíptos - 3 reais até 3 reais e 50 cents.
Casinha para sírio - 10 reais
Casinha para anão russo - 5 reais
Gaiola para Sírio - 50 até 80 reais (3 andares)
Gaiola para Anão russo - 30 até 60 reais (sem ou com andares)

Curiosidades de Hamster

curiosidades sobre algumas espécies selvagens e sobre os hamsters domésticos. Vão ficar mais informativos e sabendo de muitas coisas sobre eles.

1. Eles roem seus alimentos em vez de come-los.
2. Ele come segurando o alimento pelas 2 patinhas da frente.
3. Eles possuem 4 dedos (em cada mão) nas patas da frente e 5 dedos na pata traseira.
4. Ele já foi usado em experiências em laboratórios.
5. Assim como as unhas, os dentes da frente do hamster nunca param de crescer, pois são constantemente desgastados.
6. Ele toma banho através de sua própria saliva.
7. Existem hamsters do tamanho de um gato adulto, por exemplo: Hamster Europeu.
8. Eles transmitem diversos tipos de sons.
9. Eles sempre se aquecem à noite, nas suas casinhas, levando cerragem para dentro da casinha, se aquecendo.
10. O nome "hamster" vem da palavra alemã hamstern que significa "apropriar-se". Este apelido lhe foi conferido pelo hábito que o hamster tem de guardar alimentos em suas bochechas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Banho em pó

  famoso Banho Seco para Hamsters. Esse banho funciona o seguinte:

* Você coloca esse pó num recipiente pequeno.
* Coloque o recipiente com o pó na gaiola do teu hamster.
* Seu hamster vai ficar lá, e se misturar com o pó, se banhando.
* Ele vai ficar com os pêlos de baixo com o pó, isso significa que ele já se limpou. Basta isso.
O preço varia entre o tamanho (quantidade), região onde você mora e petshop (caro ou não).
  

Tudo que precisa pra ter um hamster


Hoje, vou explicar às pessoas que querem ter um hamster, porém, antes de tudo, deve ter as seguintes citações:
• Gaiola adequada para a espécie do hamster.
• Alimentação adequada.
• Cerragem para a gaiola.
• Acessórios para o entretenimento dele.
• Bebedouro e Comedouro.
• Casinha para ele.

Antes de comprar seu hamster, tenha uma certeza de que antes você possa comprar tudo antes do animalzinho. Se quiser, deixe tudo pronto para ele, antes de ser comprado. Compre isso tudo antes de comprar seu hamster!

Habitos


  • Alguns costumes variam um pouquinho de espécie para espécie.
  • Os hamsters tem por natureza hábitos noturnos e por isso dorme de dia e sai para passear e brincar à noite. Em sua vida selvagem, na verdade ele sai à procura de alimento, portanto não é bom contrariar esses hábitos se não quiser causar irritação e estresse ao animalzinho.
  • Eles adoram lugares de penumbra e quentes. Como eles são roedores, evite deixar roupas ou outros materiais que ele consegue roer à sua volta, sob o risco de ver suas roupas cheias de buracos.
  • Por serem muito curiosos vão entrando em qualquer buraco ou algo novo que vê pela frente, portanto, cuidado com os objetos que você deixa perto deles.
  • Eles possuem uma espécie de bolsa na bochecha para poder transportar alimento. Na verdade, ele gosta de esconder comida nessa bolsa para levar em um lugar mais tranquilo de desgustar. Mas não é só alimento que ele quarda. Não se assuste se ver ele “comendo” algodão, papel ou outro tipo de material. Na verdade, está armazenando nessa bolsa para poder transportar até o local onde dorme para fazer sua caminha. Quando presentem perigo, as fêmeas transportam seus filhotinhos nessa bolsa.
  • Por instinto às vezes eles podem morder ao se sentirem ameaçados.

Reproducao todos os passo


  • Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.
  • Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época.
  • Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.
  • Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez.
  • É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, ovos cozidos, leite, pão molhado ao leite e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro leite, outro pão molhado ao leite, outro ração; outro ovos, outro leite, etc.

Para Cruzá-los:

A partir dos quatro meses, os hamsters já podem reproduzir e no cio, a fêmea pode ficar bem irritada além de soltar um odor pela vagina. Para saber se a fêmea está no cio, coloque dois dedos (como se fosse pegá-la) levemente na cintura. Se ela ficar dura e “arrebitar” o traseiro, provavelmente está no cio.
Nunca cruze hamsters de espécies diferentes, por exemplo, sírio com anão-russo etc., pois eles têm tamanhos e genitálias diferentes, o que pode causar brigas até morte.
Caso tenha interesse de cruzar seu hamster, escolha uma parceira da mesma idade ou mais nova que o macho e entre aproximar os dois aos poucos até que eles tenham interesse e resolvam cruzar. O bom é deixar as gaiolas próximas durante uma semana antes de cruzá-los. Fique sempre por perto e retire o macho logo após o cruzamento. 
CUIDADOS:
  • Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz!
  • Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster.
  • Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas.
  • Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.
  • Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço. Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas.
  • Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempo.
Tempo de Gestação:
Hamster sírio: em torno de 18 dias
Hamster anão russo: 18 a 21 dias
Hamster roboroviski: 20 a 30 dias
Hamster chinês: em torno de 21 dias
Tabela de Desenvolvimento do Filhote:
1 DIA - Os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes.
3 DIAS - Começam a crescer os pêlos muito discretamente.
6 DIAS - A pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo.
7 DIAS - Eles já começam a comer pequenas quantidades de comida.
12 DIAS - Eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados.
16 DIAS - Os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola.

20 DIAS - Agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes.
28 DIAS - Chegou a hora do ‘adeus’: eles já estão independentes da mãe

35 DIAS - Já podem ser vendidos


Significado do gestos




  •   Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: insegurança, lugar não familiar
  • ·  Estufar as bochechas: intimidação
  • ·  Limpar-se meticulosamente: sentido de conforto, paz
  • ·  Bocejar: contentamento, relaxamento
  • ·  Levantar as duas patas dianteiras: defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
  • ·  Saltar no ar: bom humor, excitação
  • ·  Sentar na parte posterior do corpo: atenção ou agressão
  • ·  Orelhas apontando para trás: cansaço ou insegurança, medo, mau humor, agressividade, atenção
  • ·  Deitar sob as costas imóvel: postura de defesa, medo
  • ·  Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado:medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
  • ·  Coçar: conforto, relaxamento
  • ·  Limpar-se repentina e prolongadamente: estado de alarme, susto
  • ·  Orelhas dobradas: atenção

Domesticando o seu ham ham

   

Geralmente, o hamster é um animal dócil, mas diferente de um cachorro, por exemplo, ele não irá com você “na boa” logo no primeiro contato, ao contrário, ele pode morder ou se jogar, caso esteja na sua mão.  Mas não faça disto um motivo para desistir de ter este bichinho tão adorável em sua casa, pois adestrar-lo é simplesmente fácil.
Primeiramente, comece acostumar o animal com a sua presença. Converse com ele (isso não fará você parecer bobo, acredite), chegue perto da gaiola, passe os dedos sobre a grade para que o bicho vá se acostumando ao seu cheiro e sua voz.
Num próximo passo, coloque a mão dentro da gaiola (aqui é importante estar com a mão limpa, pois se estiver cheirando comida o hamster pensará que é um “lanchinho” e irá morder) e com a própria curiosidade, o hamster irá cheirar sua mão e até subir nela. É importante repetir sempre este passo para que ele realmente se acostume com você.




Pode-se também ganhar seu animalzinho pelo estomago, oferecendo comida a ele diretamente da sua mão. Para isso, coloque a mão calmamente na gaiola e dê algo para ele (uma semente de girassol, por exemplo) e espere que ele venha. No começo, ele irá pegar somente a comida e ir para algum canto da gaiola comer, mas aos poucos, ele irá comer perto da sua mão.
Fazendo-se isso pode ter certeza que em pouco tempo, você estará brincando com seu hamster sem problemas.
O hamster será dócil e amigável se você for com ele, quanto mais interagir com o animal, mas ele será dócil e dificilmente irá atacar. Claro, que dependendo da personalidade do hamster, o processo de adestramento pode demorar um pouco, mas com paciência e dedicação logo ele cede, que uma vez ganha a confiança do hamster, ele será sempre dócil contigo e com outras pessoas. Dizem que um hamster mais novo é mais fácil de adestrar, mas acredito que independente da idade do animal, é possível a domesticação, basta ter paciência!
Então não fique chateado se ele te morder, pois as mordidas de hoje se tornarão as lambidinhas carinhosas de amanhã.

Dentes dos hamsters - saiba mais

   Os dentinhos dos hamsters crescem continuamente, uma vez que são roedores. Os hamsters também são uma das poucas espécies de animais já que nascem com dentes. Isso pode ser fascinante, mas também pode ser um problema.

Alguns hamsters talvez comecem a morder e roer as grades da gaiola, e uma das formas de melhorar isso é dando biscoitinhos especiais para hamsters, aqueles durinhos. Não vão machucar o animal e é muito importante que eles tenham algo para roer. Se o hamster não tiver nada para roer, os dentes podem perfurar o céu da boca.
E o que acontece quando o hamster quebra um ou mais dentes?
Os dentinhos estão amarelos, mas isso é comum depois que os hamsters são adultos.
Quando isso acontece, o outro dente acaba ficando muito grande. Isso pode causar complicações se não for arrumado. Para isso, leve seu hamster ao veterinário, pois ele possui técnicas e equipamentos ideais para aparar o dente grande. Um dos problemas da quebra dos dentes é o hamster parar de comer, uma vez que isso se torna dificil para o nosso amiguinho. Enquanto não o levar ao veterinário, pode dar alimentos mais fáceis de comer, como mangas, uvas e bananas.
É muito importante cuidar direitinho dos dentes do hamster, para que ele possa viver uma vida longa e feliz. Prevenção é melhor que o remédio em si, então procure prestar atenção nos dentinhos, e dar sempre coisinhas para seu ham ham roer

Jamais castigue seu hamster

    Hamsters são animais muito delicados e inteligentes. 
Castigar um hamster por qualquer motivo é, praticamente, uma crueldade.
Ele fez xixi na sua cama, ou na sua roupa? Você deveria tê-lo devolvido antes à gaiola.
Ele te mordeu? Você deve deixá-lo se acostumar antes de pegá-lo.
Ele fez qualquer outra coisa errada? Entenda, antes de tudo, que isso foi errado na SUA maneira de ver. O hamster acha que fez tudo certo. E FEZ. Na maneira dele.
Ao invés de castigá-lo quando ele fizer algo errado, recompense-o com um pedacinho de banana, cenoura ou maçã quando ele fizer certo.
O pior dos castigos é machucar o hamster quando ele o morde. O hamster só morde porque tem medo. Se você o machucar, ele realmente terá motivos para ter medo ou ir ate a morte!
Então compreenda que, para ter um hamster amigo, o dono tem de ser amigo. Tem de compreender, ajudar e recompensar.

Hamster roendo as grades.por que isso acontece e como amenizar?

sim esse e um problema muito barulhento.




Apesar de ser muito comum, roer as grades pode significar algum distúrbio no estilo de vida do hamster, sendo que muitas vezes, o problema pode ser
diminuido ou extinguido por completo apenas modificando algumas coisas. Às vezes, nem é as grades que eles róem, mas o bebedouro, a casinha, a rodinha etc. É algo tão chato e prejudicial ao dono e ao hamster que o assunto mereceu uma grande explicação, e várias formas possíveis de ser resolvido.
Os problemas e formas de se resolver abaixo são os mais comuns, embora possam existir outras. Vale a pena tentar melhorar todos estes aspectos, não apenas para que o pet páre de roer coisas indevidas, mas também para que ele fique mais calmo e tenha uma vida mais saudável e feliz.
Os problemas abaixo estão ligados ao que pode gerar o stress do animal. É só pensar pelo lado dele e saber que essas coisas abaixo são realmente cansativas.
Falta de Exercício Físico: Quando a rodinha é pequena demais ou não é anatômica, o hamster pode acabar se desinteressando por ela, ou andando com menos frequencia. Isso pode também causar obesidade e um grande estresse.
Como resolver:
  • Verifique se a rodinha tem o tamanho ideal para o seu hamster. Se for menor, é necessário comprar outra.
  • Veja como ele anda nela. Se for lento e as patinhas prenderem em algum lugar, também é necessário trocar a roda. As mais recomendadas são as de plástico reforçado, infelizmente importadas e um pouco caras. Mas com absoluta certeza valem cada centavo. As principais marcas são Habitrail (Hagen, Living World) e Silent Spinner.
Alimentação Inadequada: Uma alimentação que não supra todas as necessidades do hamster pode também ser a causa de obesidade e estresse.
Como resolver:
  • Suprir as necessidades utilizando algum complexo vitamínico especial para hamsters.
  • Manter alimento sempre disponível. Quando os hamsters sentem falta de uma fonte de comida (o potinho cheio), mesmo que já tenham comida estocada no ninho, eles podem querer sair e buscar mais. É da natureza deles a ganância pelas sementinhas, pois onde eles vivam antigamente, a falta de comida significava morte breve.
Dentes Muito Grandes: É conhecido que os dentes dos hamsters crescem por toda a vida. Naturalmente eles róem galhos e abrem sementes, lixando e polindo os dentes para que não perfurem o céu da boca. Quando existe a falta de coisas para roer, o animal parte para o metal e o plástico, que são péssimos para resolver o problema. Aliás, dificilmente resolvem.
Como resolver:
  • Existem madeirinhas especiais, assim como alimentos extrusados que ajudam o hamster a manter seus dentinhos saudáveis. Ofereça
  • Em último caso, quando os dentes já estiverem grandes demais, é necessário levar no veterinário. Com rapidez ele corta no local certo e com o equipamento certo. Depois disso, é só seguir a primeira dica para os dentes se manterem no tamanho ideal.
Espaço Pequeno: Embora às vezes digam que uma gaiola pequena é o suficiente, os hamsters amam muito espaço para correr e se sentirem um pouco livres. Gaiolas pequenas, sem andares, sem túneis, sem brinquedos e sem muita diversão os faz sentir presos, e a primeira reação é querer fugir.
Como resolver:
  • Infelizmente, só existe uma maneira de melhorar isso. Dando ao hamster mais espaço. Isso significa a compra de uma nova gaiola ou uma grande melhora na atual, deixando-a divertida e atraente.
Sons e Luzes Exageradas: Silêncio e penumbra: Este é o sonho de qualquer hamster. Quando eles vivem em locais barulhentos e muito iluminados, eles procuram uma saída. Têm ouvidos e olhos sensíveis que são prejudicados quando existe iluminação muito forte ou direta ou quando os ruídos ambientes (incluindo crianças gritando, cães latindo, música etc.) são mais altos do que o suportável para eles.
Como resolver:
  • Deixar o hamster num local à meia-luz e com o mínimo de som possível é uma das melhores saídas. Só não pode ser um local muito frio, úmido ou com correntes de ar.
Doenças: Hamsters doentinhos tendem a ficar nervosos, pois estão sentindo dor ou desconforto.
Como resolver:
  • Se esta for uma causa provável, o ideal é levar o hamster ao veterinário para que ele seja corretamente medicado.
Outros Animais por Perto: Quando existem hamsters em gaiolas separadas (o que é o ideal), mas perto uma da outra, ambos os animais sentem o cheiro. Isso pode os atrair ou repelir, mas, seja o que for, sair da própria gaiola é o que eles mais desejam fazer. Não importa se é para cruzar ou para brigar.
Como Resolver:
  • Deixar as gaiolas longe umas das outras (em quartos separados, por exemplo).
  • Nunca pegar um hamster e depois o outro sem lavar as mãos. O cheiro do primeiro “gruda” na pele, fazendo com que o segundo o sinta e se estresse.
Lembre-se: Estas são as causas mais comuns, e mesmo melhorando todas, o problema talvez ainda não acabe por completo. De qualquer forma, melhorando a vida do hamster, é possível que ele viva mais, além de ser mais feliz.

Fotos da Duddle minha hamster princesa

 Essa hamster a a minha coisa fofaa.